quarta-feira, 20 de novembro de 2013

''Chiquititas'' deve acabar só em 2015; saiba mais detalhes

"Chiquititas" é sucesso comercial no SBT
“Chiquititas” é um fenômeno de vendas para o SBT. Os personagens da novela estão presentes em diversos produtos, como edredons, toalhas, tênis, bonecos, agendas, canecas, roupas, panetones e, a partir de dezembro, vão para as escovas de dente, fios dental, extratos de tomate e tablets.

Adaptada por Íris Abravanel, “Chiquititas” conta o cotidiano de um grupo de órfãos e quase não tem diferença da primeira versão exibida pela emissora no fim da década de 1990 e filmada nos estúdios da Telefé, na Argentina. O canal resolveu gravar o remake em sua sede, que fica na Rodovia Anhanguera, em Osasco, Grande São Paulo.

A trama conseguiu manter o sucesso de “Carrossel” e registra média de 12 pontos. Além disso, o SBT já tem cerca de 300 produtos da história. De acordo com especialistas consultados pela revista “Veja”, a emissora pode faturar R$ 100 milhões de reais com o negócio. Em entrevista à versão online da publicação, Fernanda Brozinga, executiva do SBT License, que cuida dos licenciamentos, revelou que “na época do lançamento, já tinhas parcerias fechadas com 42 empresas, tamanha era a confiança no bom desempenho do programa.”

Pra se ter uma ideia, “Chiquititas” ultrapassou “Carrossel” no número de produtos. A turma da professorinha Helena estava presente em 250 itens em pouco mais de um ano. Ainda de acordo com Fernanda, as primeiras negociações envolvendo o remake da atual produção começaram em dezembro de 2012, dessa forma, as marcas tiveram tempo hábil para preparar os seus lançamentos.

A rede de fast-fashion C&A, por exemplo, iniciou o desenvolvimento de uma coleção baseada nos personagens da produção em março e a colocou nas lojas em novembro. São quinze itens, de vestidos a bolsas. “Estamos vendendo 25% a mais do que prevíamos”, contou Paulo Corrêa, vice-presidente comercial da companhia. Se os números continuarem altos, a coleção pode aumentar em cinco vezes.

SBT só não está mais feliz, porque em março o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) proibiu que os atores mirins participassem de cenas com merchandising. “Na época de ‘Carrossel’, fazíamos até quinze ações por mês. Agora, fazemos no máximo dez”, revela Alessio Castelli, gerente de marketing da emissora.

Para evitar a fuga de clientes e o impacto no faturamento, a direção adaptou as sequências para que os adultos consumissem os produtos divulgados. Quando isso não é possível, o canal produz propagandas exclusivas em que as crianças do elenco anunciam a marca nos intervalos da novela.

Animado com o faturamento da novela, o SBT já decidiu aumentar “Chiquititas” até março de 2015. A novela, que teria 330 capítulos, agora encerrará com 445. “Foi a forma encontrada para satisfazer os pedidos comerciais”, assumiu Fernanda Brozinga.

Veja abaixo os números “Carrossel” (em treze meses) e “Chiquititas” (de julho a outubro).

“Carrossel”:

Produtos: 250

Empresas licenciadas: 33

Bonecos vendidos: 555 mil

CDs e DVDs comercializados: 400 mil

Fãs na página do Facebook: 1.1 milhão

“Chiquititas”:

Produtos: 300

Empresas licenciadas: 42

Bonecos vendidos: 275 mil

CDs e DVDs comercializados: 110 mil

Fãs na página do Facebook: 1.2 milhão

TEXTO: RD1

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